terça-feira, 9 de abril de 2013

TEORIA DE GAIA

" ...Considerando a Terra como um sistema intimamente interligado de processo físicos, químicos e biológicos, que interagem de modo autorregulados a fim de manter as condições 
necessárias à vida. Esta hipótese contrasta com a concepção de que a Terra é meramente um lugar inanimado, dispondo fortuitamente de condições que têm permitido a evolução de plantas e animais.
A Terra era reverenciada como a Deusa-Mãe e ou Mãe-Natureza, com o nome de Gaia, com vida e sentimentos próprios, em um templo localizado em Delfos, na Grécia, por volta de 1.200 a.C. Segundo a mitologia grega, na escuridão nevoenta do Caos, foi surgindo gradativamente a imagem da divindade Gaia, coberta com mantos alvos, esvoaçantes, dançando e rodopiando, tornando-se cada vez mais visível. Com incessante rodopios, seu corpo foi se solidificando e se transformou em montanhas e vales, sua transpiração se transformou em mares e rios, seus braços se alongaram e a envolveram em proteção, formando o firmamento à sua volta. A união da Terra e do firmamento gerou condições para o surgimento tanto da vida vegetal como da animal e posteriormente, dos seres humanos mortais.
A Hipótese ou Teoria de Gaia marca de modo fundamental uma ruptura em relação às visões científicas e tecnológicas dos seculos XVIII E XIX. Porem, de modo ainda mais fundamental, essa hipótese, supostamente radical, também pode ser vista como religação com tradições antigas, como as do chefe indígena Seattle."

Fonte: Livro Meio Ambiente Poluição e Reciclagem; 2ª Ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário